segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

VEREADOR ALADIM JOSÉ MARTINS REPRESENTA MORADORES DO ART VILLE:

Falta de galerias no Bairro Art Ville. X EntradaX Responder Vereador Aladim Martins para Alex, Chefe, Lasila, Jovino, Waldemar, Prefeito mostrar detalhes 22:20 (3 minutos atrás)
deVereador Aladim Martins vereador.aladimjosemartins@gmail.com
paraAlex prefeitura , Chefe do Executivo , Lasila Obras , Jovino , Waldemar Sanches nenê ,
Prefeito Borini data26 de dezembro de 2011 22:20 assuntoFalta de galerias no Bairro Art Ville.
enviado porgmail.com ocultar detalhes 22:20 (3 minutos atrás)



Amigos da Secretária de obras.

Estamos muito contentes com a realização do asfaltamento do Bairro Art Ville. Mas trago aqui reivindicação dos moradores e deste vereador também. A qualidade do asfalto não é aqui discutida porem a pedido dos moradores fica aqui registrado a preocupação dos munícipes e também deste vereador quanto à confecção de galerias o que não estamos percebendo até o momento. O declive é razoável e nos parece que no futuro poderá trazer problemas. Por favor, olhem com atenção este projeto é a solicitação dos moradores e também deste parlamentar. Estamos contentes, mas não podemos deixar de demonstrar nossa preocupação com o futuro.






Read more...

ALADIM INFORMA:BIRIGUI - Duas tristes constatações: Lei da Focinheira (falta de fiscalização) e apenas dois médicos por turno no Pronto Socorro.

Um morador em Birigui foi atacado por um cão da raça pit bull na noite de domingo (25). O homem, que não teve o nome e a idade informados pela polícia, deu entrada no pronto-socorro às 20h15 reclamando de muita dor. Ao ser examinado, a médica informou que seria necessário limpar o ferimento para fazer a medicação. Porém, antes teria que concluir o atendimento de emergência a uma criança que também estava no hospital.

Uma filha da vítima, moradora no bairro São Braz, a acompanhava no hospital. Consta no boletim de ocorrência que ela ficou irritada com a demora, tentou tomar a ficha do paciente das mãos da médica e passou a ofendê-la. O caso é investigado pela polícia. As condições em que a vítima foi ferida não foram informadas. Lázaro Jr. FR

Duas tristes constatações:

1º Infelizmente só dois médicos contratados para atender o plantão(por turno) no Pronto Socorro é pouco segundo constatou o Conselho Regional de medicina.

2º A lei da Focinheira e outros cuidados necessários para conduzir cães de porte grande ou considerados ferozes não é respeitada e nem fiscalizada em Birigui, nem pela prefeitura e nem pela Policia Militar como indica o Governador.

Read more...

ALADIM INFORMA: Bombeiros de Birigui socorrem animal silvestre em residência.






















Ouriço-caixeiroOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
Ouriço-caixeiro Estado de conservação Pouco preocupante (IUCN 3.1) Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Erethizontidae
Subfamília: Erethizontinae
Género: Coendou
Espécie: C. prehensilis
Nome binomial
Coendou prehensilis
(Linnaeus, 1758)

Em Portugal, designa-se por ouriço-caixeiro o Erinaceus europaeus, um mamífero insectívoro da família Erinaceidae, também denominado ouriço-terrestre.

No Brasil, ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis) é um porco-espinho arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais do México até na América do Sul.

O Coendou prehensilis é um mamífero de 30 a 60 cm de comprimento e de 2 a 4 kg de peso máximo, seu corpo é coberto por espinhos curtos e pontiagudos em cor esbranquiçada ou amarelada, misturada com o pelo mais escuro. Esse animal tem hábitos arborícolas, segurando-se com sua cauda preênsil, e transita com frequência pelas bordas das matas de galeria, onde pode entrar em contato com animais domésticos e pessoas. São animais noturnos e crepusculares. À noite saem para procurar alimento, principalmente frutos (Eisenberg e Redford, 1999), com diversas adaptações fisiológicas e metabólicas para a herbivoria. Vivem solitários ou em pares, produzindo um único filhote por ninhada. São animais que têm vida reprodutiva de até 12 anos.

O ouriço-cacheiro europeu é maior insectívoro da nossa fauna, com um comprimento do corpo entre 18 e 20 cm e cerca de 1 kg de peso máximo, sendo o valor mais habitual os 700 g. É facilmente identificado por ter o dorso coberto de espinhos longos e aguçados, de cor acastanhada e com bandas escuras nas extremidades. A cauda é muito pequena, as orelhas são igualmente pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo. A cabeça e a superfície ventral são densamente cobertas de pelos. Tem um sentido de visão pouco desenvolvido, ao contrário da audição e do olfacto. Quanto sente perigo enrosca-se, expondo os espinhos como armas de defesa. Hiberna entre Novembro e Março.

É um animal solitário e territorial, de hábitos essencialmente nocturnos, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer. Alimenta-se sobretudo de invertebrados que encontra no solo - minhocas, escaravelhos, lagartas, aranhas e lesmas - embora também por vezes consuma ovos e pequenos vertebrados - sapos, lagartos, crias de roedores e de aves. Também come peixe, até porque é um excelente nadador. Consome cerca de 70 g de alimentos por noite.

A época da reprodução verifica-se de Abril a Agosto, tendo a gestação uma duração de 12 a 13 semanas. Cada ninhada é composta por 4 a 6 crias.

Tem uma longevidade máxima de 7 a 10 anos, vivendo em média 3. As principais causas de mortalidade são a fome durante a hibernação e a predação por parte de raposas, texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos na estrada constituem também um importante factor de mortalidade desta espécie.

Read more...

sábado, 24 de dezembro de 2011

VEREADOR ALADIM INFORMA: Respondendo pergunta de munícipe Vainer Trevisan . Foto e esclarecimentos sobre Urna do Centenário


Muitos birigüienses que dão valor no resgate cultural ainda não entenderam os motivos da não abertura e pouca divulgação da não abertura em solenidade da “Urna do Cinqüentenário” que deveria ter acontecido no dia 08 de Dezembro de 2011. Triste é que se boicota informações a respeito do desprezo com o passado histórico da cidade perola. Abaixo mensagem recebida.


"alguem dos meu amigos poderiam me dizer ou me mostrar alguma fotografia da urna que disseram q seria aberta na Pça Dr Gama ? Bom, fiz esta mesma pergunta no lugar mais obvio possivel pra se obter a resposta, na pagina oficial Birigui Centenária, eu queria somente uma resposta, e o que aconteceu - fui bloqueado pelo responsavel. Alguem poderia me ajudar com a reposta ????

Vejam:


http://www.birigui.sp.gov.br/centenario/websites/birigui100anos/site/noticias/noticias_detalhes.php?id_noticia=13

NÃO EXISTE DATA OFICIAL MARCADA PARA ABERTURA. ALADIM JOSÉ MARTINS – VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BIRIGUI.


Leiam também:




Read more...

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

VEREADOR ALADIM JOSÉ MARTINS INFORMA:Prefeito Municipal de Birigui enviou projeto 163/11 para a criação de mais 8 cargos de Secretários na Prefeitura.

Prefeito Municipal de Birigui enviou projeto 163/11 para a criação de mais 8 cargos de Secretários na Prefeitura de Birigui (adjuntos).

Cada Secretário seria nomeado sem concurso e ganharia em torno de 5 mil reais.

Os Vereadores: ALADIM, VIEIRA, CRISTIANO, VADÃO,JOÃO MARIN E BEARARI VOTARAM CONTRA.

Os Vereadores: FERMINO, PEDRO BARBOSA, SEXTA E ZAVANELLA
VOTARAM FAVORÁVEIS.

A Câmara rejeitando este projeto deverá obrigar a Prefeitura de Birigui economizar + ou - 450 mil reais por ano.

Read more...

VEREADOR ALADIM INFORMA: Servidores Municipais de Birigui já vão iniciar 2012 com salário defasado mesmo com reajuste de 15%.





Entenda:

Menor salário da prefeitura hoje= 477

Valor do salário mínimo 545 diferença = 68 reais.

Menor salário acrescido de 15% (reajuste aprovado) 477+15 = 548,55 reais.

Novo salário mínimo a partir de 1º de Janeiro 622 – 548,22 = 73,78 reais de diferença.

73,78 – 68 (atuais) = 5,78 a menos. CONCLUSÃO: Servidor de Birigui vai ganhar 5 reais e 78 centavos a menos.

Por favor, não sou matemático, se as contas estiverem erradas, por favor, colaborem – Aladim.

Lembrando que para obedecer a lei que ninguém pode ganhar menos que o salário mínimo vigente no país a prefeitura deverá completar os valores até atingir o valor de 622.

Read more...

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O FERNANDO PIROUUUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!

DIA 07 DE JANEIRO INAUGURAÇÃO DE NOVA LOJA DA BEIRA RIO EM BIRIGUI : Bom dia Aladim Favor dar um alô sobre a inauguração da loja no dia 7 de janeiro, no "tempinho que você tiver aí". Obrigado Fernando BEIRA RIO

Read more...

VEREADOR ALADIM JOSÉ MARTISN É TEIMOSO E VAI ATÉ O FIM.

VEREADOR ALADIM JOSÉ MARTINS PROPÕE AO PREFEITO QUE TORNE A TAXA DO BOMBEIRO CONSTITUCIONAL FAZENDO COM QUE SEJA FACULTATIVAISTO É: PAGA QUE DESEJA OU PODE DA MESMA FORMA QUE EXISTE A DA SANTA CASA.

::::::::::::::::::::

VEREADOR ALADIM JOSÉ MARTINS ATENDENDO SOLICITAÇÕES DE SERVIDORES VAI FAZER HOJE A ÚLTIMA TENTATIVA E SOLICITARÁ AO CHEFE DO EXECUTIVO MAIS UMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA PARA VOTAÇÃO DE ESTATUTO DA GUARDA E ABONO DE NATAL. DAQUI A POUCO COMPROVANTE DAS SOLICITAÇÕES.

Read more...

VEREADOR ALADIM INFORMA: ESTATUTO DA GUARDA E ABONO DE NATAL. OU ABONO DE FINAL DE ANO.




ESTATUTO DA GUARDA E ABONO DE NATAL. OU ABONO DE FINAL DE ANO.
X EntradaX
Responder Vereador Aladim Martins para Chefe, Diretoria, Glauco, Marcelo, Waldemar, Vereador, Vereador, Vereador, Vereador, Vereador, Vereador, Vereador, Vereador, Vereador, Vereador
mostrar detalhes 12:54 (2 minutos atrás)
deVereador Aladim Martins vereador.aladimjosemartins@gmail.com
paraChefe do Executivo ,
Diretoria de Contabilidade ,
"Glauco Juridico pref." ,
Marcelo Parizati ,
Vereador Aladim Martins ,
Waldemar Sanches nenê ,
Vereador Bearari ,
Vereador Cristiano ,
Vereador Elias ,
Vereador Fermino ,
Vereador João Marin ,
Vereador Pedro ,
Vereador Sexta ,
Vereador Vadão ,
Vereador Vieira ,
Vereador Zavanella
data22 de dezembro de 2011 12:54
assuntoESTATUTO DA GUARDA E ABONO DE NATAL.
enviado porgmail.com
Importante principalmente porque foi enviada diretamente para você.
ocultar detalhes 12:54 (2 minutos atrás)
Senhor Prefeito:

Mais uma vez estou solicitando e acredito que todos os meus companheiros de legislativo assinariam em baixo, que Vossa senhoria repense a postura adotada neste final de ano quanto ao não envio do tão sonhado e já pronto Estatuto da Guarda e o Abono de Natal. Senhor chefe do executivo Wilson Carlos Rodrigues Borini, sou ou melhor, somos conhecedores de sua aprovação administrativa por mais da metade da população biriguiense e reconhecemos seus méritos a frente de tão complexo cargo que é de prefeito, nem por isso deixamos de saber também que a atual saúde financeira da administração permite que Vossa Senhoria seja mais generoso quanto reajustes e beneficios aos servidores.Então, solicito que antes do fechamentos das cortinas deste ano de 2011 se sensibilize com a situação de ansiedade e até revolta que as mais de 3600 famílias de servidores estão nutrindo pela classe politica deste município que anuncia progresso e crescimento mas que na realidade não percebem isso nos bolsos e o fato trás frustração profunda. Não tenho procuração de meus companheiros de legislativo mas acredito que nenhum ira negar que é necessário o envio urgente dos dos projetos que somente o chefe do executivo pode enviar:


Estatuto da Guarda e abono de Natal.

Aladim José Martins - Vice-Presidente da Câmara Municipal de Birigui.

Read more...

VEREADOR ALADIM LAMENTA: SAÚDE EM BIRIGUI INFELIZMENTE EM ÉPOCA DE NATAL E FINAL DE ANO MOSTRA QUE NADA EVOLUIU.

Muitas reclamações em nosso programa de rádio sobre a saúde, ou melhor, a estrutura de atendimento a saúde em nossa cidade. Graças a Deus temos funcionários que se dedicam e amenizam o que poderia ser ainda pior se dependesse da capacidade administrativa dos gestores desta tão importante pasta. Todos os vereadores ou pelo menos quase todos já pediram ao prefeito a saída do atual secretário que não demonstra ter a mínima capacidade para ocupar tão importante cargo. Por outro lado o prefeito assume toda a responsabilidade ao manter no cargo a pessoa que quase de opinião unânime já deveria ter sido tirada daquela secretaria. Muitos cobram dos vereadores uma postura que só compete ao prefeito Borini, este sim é o responsável maior pela situação caótica que enfrentamos na saúde, por teimosia e não dar a mínima às sugestões sobre mudanças na pasta. Nem vereadores, nem PÔ BIRIGUI, nem críticos e nem a Justiça parece ter a mínima chance de dar um basta nesta tragédia que é a saúde em Birigui.

Read more...

domingo, 18 de dezembro de 2011

Aladim José Martins Vice-Presidente da Câmara e Luiz Fernando Escudeiro Vice-Prefeito.

foto zanforlin



Amigos de partidos diferentes, mas com objetivos iguais, o bem da cidade. Aladim José Martins do PTB e Luiz Fernando Escudeiro do PT (presidente do Diretório local) falam sobre as próximas eleições e os grandes problemas da cidade. Isso se chama: DEMOCRACIA.

Read more...

Aladim José Martins volta cobrar executivo sobre projetos que a classe de trabalhadores municipais aguarda.


Um Dezembro de festas e comemorações sobre o centenário está deixando a desejar no tocante ao reconhecimento aos servidores municipais de Birigui.


Senhor Prefeito, como vereador, representante eleito com 1880 votos, também um dos que idealizou o órgão representativo dos servidores (HOJE SISEP), com todo respeito venho solicitar que se sensibilize e na semana que entra e possa mandar para o legislativo mesmo em sessão extraordinária aquilo que é de comum acordo em termos de reivindicação. A Câmara Municipal aprovou um orçamento de quase 230 milhões para que o prefeito possa trabalhar e terminar as obras iniciada e ainda outras obrigações. Sabemos que os Servidores Municipais estão ávidos por boas noticias, então solicito mais uma vez:

-Abono de Natal.
-Reajuste no valor do Ticket.
- Reajuste próximo de 20% de acordo com as finanças saneadas do executivo. (perdas salariais). - Envio do sonhado Estatuto da Guarda, este pronto em sua gaveta da mesa de trabalho.

Sei que o senhor fica irritado com cobranças, mas é este meu papel de representante, sou cobrado e tenho que cobrar a quem de direito. Por favor, não decepcione uma classe que tem ajudado dia e noite sua administração conquistar um índice de aprovação maior do que 50%.


Vereador Vice-Presidente Aladim José Martins
18 de Dezembro do ano de 2011.

Presidente da Comissão de Finanças.

Read more...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PREFEITO DE BIRIGUI OFENDE VEREADOR ALADIM JOSÉ MARTINS PELA SEGUNDA VEZ EM MENOS DE 03 MESES. (quarta dia 14 de dezembro).

foto do dia em que Dona Geni nos comunicou que estava com câncer e que passaria por uma cirurgia. A Bia ainda com 9 anos. Fizemos muitas orações e mesmo com a brutalidade do marido gostamos desta pessoa que não tem culpa de nada.




Hoje eu, minha esposa e minha filha Bia de 11 anos fomos ofendidos e humilhados pelo senhor prefeito que no uso do microfone em uma festa que fomos convidados por ele e dona Geni o mesmo pediu que eu me levantasse de maneira rude, grosseira e maldosa disse que eu era candidato a prefeito e que era apoiado por um povinho ou coisa assim.O prefeito me convidou para o evento e estava lá representando a Câmara Municipal de Birigui de maneira respeitosa e em homenagem aos jovens que participavam do evento.Dizem que foi devido uma pesquisa que o mesmo encomendou onde meu nome teria aparecido em primeiro lugar para prefeito nas próximas eleições. Mais uma vez vou perdoar este homem que parece pensar que é Deus. Não falei nada, engoli em respeito a dona Geni que parece ter ficado muito triste com a postura do marido, ela que tem muito carinho pela Bia e a Bia por ela. Sinto que cai em uma armadilha, fui convidado e compareci para ser humilhado por alguém que se julga o "BOM". Está perdoado pois se houver castigo não ser deste mortal. Fui de mesa em mesa e pedi que perdoassem o prefeito para não estragar a festa. No final fiquei muito contente pois todos ou quase todos que falaram comigo se mostraram profundamente decepcionados com tal atitude. Minha filha Bia apesar das lágrimas daquele momento já entendeu, pois lhe ensinei que o homem pela sede de poder pode esquecer os bons modos e os bons costumes.Deus vai medir e ver se ele merece ou não algo que só o pai pode fazer para um filho rebelde.

Read more...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BIRIGUI NÃO CONSEGUE ABRIR URNA DO CINQÜENTENÁRIO NO DIA CERTO:



Eu fiz a manchete e confesso que custo acreditar que isso aconteceu com Birigui. Como somos passivos, como não valorizamos a história de nossa cidade, não somos pontuais e deixamos tudo pra depois. Este sim é um debate onde as pessoas deveriam demonstrar seu amor pela cidade, seu amor pela história e respeito aos antepassados. Sinto-me frustrado em não ter poder para mudar esta situação vergonhosa culturalmente falando.

A urna que foi colocada na festa do cinquentenario que deveria ser aberta hoje quando Birigui completa cem anos foi adiada para fevereiro quando a Praça Doutor Gama provavelmente estará pronta. (Informação da Folha da Região Jornal Oficial da Prefeitura).



INFORMAÇÃO: Uma caixa, enterrada na praça Dr. Gama em 1961 por Renato Cordeiro com documentos históricos da cidade. Essa caixa está guardada em um compartimento subterrâneo atrás da Concha Acústica e identificada por um obelisco que deveria ter sido aberta nesta data: 08 de dezembro de 2011.

Read more...

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ALADIM JOSÉ MARTINS INFORMA: PACOTE DE BONDADES AINDA NÃO CHEGOU NA CÂMARA.




ALADIM INFORMA:ATENÇÃO: SERVIDORES MUNICIPAIS DE BIRIGUI: ATÉ AS 17 HORAS, FINAL DE EXPEDIENTE NA CÂMARA MUNICIPAL DE BIRIGUI O EXECUTIVO NÃO HAVIA ENVIADO NENHUM PROJETO DENTRE AQUELES ESPERADOS SOBRE O ABONO DE NATAL, TICKET, ESTATUTO DA GUARDA E NOVIDADE SOBRE REAJUSTE OU PAGAMENTO DE PERDAS SALARIAIS. RESTA A POSSIBILIDADE DE AMANHÃ O PROJETO CHEGAR E SER APRESENTADO EM REGIME DE URGÊNCIA. VAMOS TORCER. PRINCIPALMENTE PELOS GUARDAS MUNICIPAIS, POIS SE PASSAR DO DIA 06 DE DEZEMBRO OS BENEFÍCIOS DE UM ESTATUTO SÓ SERÃO VALIDOS PARA 2013.

Read more...

GRUPO PROMETE FISCALIZAR POLITICOS EM BIRIGUI.




deGrupo Fiscal grupofiscal2012@hotmail.com paraprogramaaladimjosemartins@superig.com.br
data5 de dezembro de 2011 13:46assuntoDivulgar MSN e Blog.enviado porhotmail.comImportante principalmente por causa das pessoas na conversa.
ocultar detalhes 13:46 (0 minutos atrás) Amigo desculpe utilizar seu facebook para divulgar nossa idéia de criar um grupo de fiscalização para as eleições 2012, já vimos e ouvimos tantas barbaridades que julgamos necessário que alguém faça alguma coisa para moralizar esta situação. A principio a proposta é Birigui mas pensamos em expandir para todos os municípios da comarca de Birigui nossos trabalhos. Somos pessoa que primamos pelo respeito a legislação vigente e vamos fiscalizar seja llá quem for. Nosso blog em breve estará pronto e lá vamos colocar os nomes dos pré-candidatos e suas fichas para que a população, principalmente os eleitores possam saber quem são realmente. Não temos preferências e nem fazemos campanha pra ninguém, somos eleitores mas seremos imparciais neste trabalho. Nosso MSN é grupofiscal2012@hotmail.com por favor nos divulgue. Obrigado pela colaboração até o momento.

Read more...

VOTO EM SEPARADO CEI DO MILHO - ALADIM JOSÉ MARTINS.




VOTO EM SEPARADO DOS TRABALHOS REALIZADOS PELA CEI “DA 4ª FESTA DO MILHO VERDE” NOS TERMOS DO § 3º DO ART. 108 DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BIRIGUI.

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

CÂMARA MUNICIPAL DE BIRIGUI – SP

COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO INSTITUÍDA COM O OBJETIVO DE APURAR POSSÍVEL IRREGULARIDADE OCORRIDA NA REALIZAÇÃO 4ª FESTA DO MILHO VERDE.

1. CONCLUSÕES


2. INTRODUÇÃO

A Comissão Especial de Inquérito é um instrumento em defesa dos interesses da coletividade e do estado democrático de direito. Os poderes investigativos das Comissões Especiais de Inquérito decorrem do poder de controle e fiscalização outorgada pela Constituição da República.

A possibilidade de criação de CEI municipal é proveniente da própria função fiscalizadora inerente ao Poder Legislativo Municipal, garantido nos termos do art. 31 da Carta Magna, atribuindo-se à Câmara Municipal a função precípua de fiscalizar os atos do Executivo Municipal. As comissões Parlamentares de investigação, no âmbito municipal, são nada mais, nada menos, que a longa manus do Legislativo, sendo inerente o natural poder de polícia sobre o comportamento do Executivo.

Há tempos a Suprema Corte Nacional firmou entendimento a favor da plena possibilidade de instalação das Comissões Investigativas pelos Poderes Legislativos Municipais. Propugna o Supremo Tribunal Federal que o que for do âmbito municipal poderá ser investigado por CEI criada pela Câmara local, desde que sobre fato determinado e prazo certo.

No Brasil, a Constituição de 1824 não a mencionou. A Lei Fundamental de 1891 igualmente silenciou. A partir da Constituição de 1934 a investigação parlamentar passou a integrar o nosso sistema constitucional, logo, após, omitida na Constituição de 1937 (Estado Novo). De 1946 em diante observa-se que a investigação parlamentar integra todos os nossos textos constitucionais, culminado com a previsão constitucional de 1988.

Como dito linhas atrás, no município a Câmara Municipal ao instalar a CEI exercita o seu papel fiscalizador, assegurado no artigo 31 da Constituição, que prescreve: “a fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.”

Atualmente, reprise-se, tais Comissões regem-se pelos arts. 31, e 58 da Constituição; regimentos internos da Câmara e do Senado e legislação de 1952 (a lei nº 1.579, de 18 de março de 1952), recepcionada em nossa Carta Magna.

No âmbito local, a previsão das Comissões Especiais de Inquérito estão disciplinadas no artigo 32, da Lei Orgânica do Município e no artigo 121 ao 139 do Regimento Interno desta Câmara Municipal.

Desta forma, tanto pela outorga constitucional às Câmaras Municipais, da função fiscalizadora (art. 31 da CF), quanto pelo princípio da simetria, ou até mesmo pelos dispositivos legislativos municipais, é pacífico que o Poder Legislativo Local pode criar Comissões Especiais de Inquérito.

Vale dizer que a Carta Magna dispõe, no seu art. 58, §3°, que as Comissões Legislativas de Inquérito terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. Apesar de o dispositivo constitucional tratar da criação de Comissões Parlamentares de Inquérito no âmbito federal, as Comissões Especiais de Inquérito Municipais deterão, igualmente, poderes próprios das autoridades judiciais, conclusão advinda da simetria garantida aos entes federados e pela legislação local que trata do tema (art. 32 da LOM e art. 121, a 139 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Birigui).
Portanto, havendo fato determinado, prazo certo e requerimento de 1/3 (um terço) dos membros da Casa Legislativa há plena possibilidade de instalação de CEI municipal (art. 32, da LOM).

Vale lembrar que esta comissão não tem poder judicante para condenar ninguém ou tão pouco aplicar pena ou sanção a qualquer cidadão. A Câmara Municipal não pode e não está legitimada a aplicar a responsabilização civil, criminal ou administrativa, mas a Constituição e a legislação lhe asseguram o direito de uma ampla investigação. O Estado Democrático de Direito prevê o equilíbrio de ações entre os poderes para a garantia da democracia.

Assim, cabe a Câmara Municipal de Birigui o cumprimento da função investigativa para que os demais órgãos do estado possam também cumprir as suas respectivas funções. Os poderes da CEI encontram-se, portanto, vinculados ou subordinados ao principio constitucional da legalidade.

3. CONSTITUIÇÃO, INSTALAÇÃO, COMPOSIÇÃO E PRAZO DE FUNCIONAMENTO DA CEI:

3.1. Criação Da Comissão Especial e do Ato da Presidência da Mesa Diretora.

A Comissão Especial de Inquérito, nos termos do art. 122 do Regimento Interno da Câmara, é criada, independentemente de deliberação plenária, mediante apresentação de requerimento de constituição de CEI, direcionado à Mesa Diretora e subscrita por pelo menos 1/3 (um terço) dos membros da Câmara Municipal.

O requerimento nº 42/2.011, subscrito por mais de 1/3 dos Vereadores, encaminhou pedido de constituição de Comissão Especial de Inquérito para, na sua redação original, apurar denúncia referente à possível desaparecimento de certa quantia em dinheiro quando da realização da 4ª Festa do Milho Verde.

O Ato nº 7/2011 do Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Birigui, publicado no Diário Oficial do Município no dia 17 de fevereiro de 2011 constituiu a Comissão Especial de Inquérito para apurar denúncia referente à possível irregularidade ocorrida na realização da 4º Festa do milho Verde, designando os membros para sua composição inicial, ouvidas as indicações dos Líderes de bancadas, nos termos do art. 123, do Regimento Interno da Casa Legislativa.

A reunião de efetiva instalação desta Comissão Especial de Inquérito se deu em 17 de fevereiro de 2011, com a presença de todos os seus membros.

3.2. Composição inicial da CEI.

Foram designados pelo Ato nº 7/2011 do Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal do Birigui, publicado no Diário Oficial do Município de Birigui no dia 17 de fevereiro de 2011, para integrar esta Comissão Especial de Inquérito, em sua composição inicial, ouvidas as indicações dos Líderes de bancadas, os seguintes vereadores:

a) – Presidente: Vladimir Frederico – Substituído em 08/04/2011 pelo Sr. Aladim José Martins

b) - Relator: Wlademir Antônio Zavanella

c) – Membro: Paulo Roberto Bearari

d) - Membro: Pedro Barbosa de Souza

e) – Membro: Euclides Vieira

3.3. Prazo Certo: O prazo de funcionamento desta Comissão Especial foi de noventa dias (90) dias nos termos do art.122 alínea c e posteriores prorrogações, na forma regimental.


4. CONVIDADOS A ACOMPANHAR OS TRABALHOS DA CEI:


As audiências tiveram a participação dos membros da CEI, as audiências ocorriam na Sala da Presidência da Câmara Municipal de Birigui, localizado a Rua Aurora nº 1769 Vila Isabel de Almeida Marin.

5. OBJETO DA COMISSÃO ESPECIAL DE INQUÉRITO:

5.1. Do Fato Determinado

O fato determinado que constitui precípuo objeto da presente Comissão é apurar denúncias de possíveis irregularidades acontecidas na 4ª Festa do Milho Verde, sob a coordenação e orientação pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócios.

6. DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS PELA CEI.

6.1. Forma De Investigação e Organização Dos Trabalhos.

No desenvolvimento dos trabalhos desta CEI observaram-se três fases essenciais:

A primeira é a coleta de documentos sobre o fato investigado, reunindo o maior número de registros formais. Foram requeridos aos mais diversos órgãos públicos e entidades privadas documentos que pudessem a colaborar com as investigações desenvolvidas por esta CEI.

A segunda é a fase de vistorias, inquirição de testemunhas que possam trazer ao inquérito elementos elucidativos que não agregar fatos novos não descritos nas provas documentais. Neste pórtico, convém registrar que a legislação e a jurisprudência consagram que a oitiva de testemunhas deve ser precedida por mandado de notificação para prestarem depoimento e a assinatura de termo de compromisso no momento da oitiva, em que a testemunha se compromete a dizer somente a verdade, sob pena de responsabilização por crime de falso testemunho.

A última fase essencial observada no desenvolvimento dos trabalhos desta CEI é necessariamente a análise de todas essas informações, com o exame pormenorizado de todos os documentos acostados aos autos investigativos e o confronte dos dados trazidos pelos depoentes, no intuito chegar a uma conclusão quanto ao fato investigado.

Através do ato nº 7/2011 do Presidente da Câmara Municipal, foram designados os membros para constituir esta CEI, sendo atribuída, na oportunidade, a função de cada um deles. Nas reuniões primordiais buscou-se estabelecer os limites investigativos e circunscrever os objetivos da Comissão, como forma de aperfeiçoar os trabalhos a serem desenvolvidos pela CEI. Igualmente no exórdio, buscou-se a coleta de documentos que pudessem instruir o processo investigativo, oficiando-se, para tanto, órgãos públicos e entidades privadas para a remessa de qualquer registro gráfico a CEI.

Foram reunidos mais de 244 (duzentos e quarenta e quatro) páginas de documentos, devidamente autuados cadernos processuais de inquérito. A extensa documentação foi devidamente analisada por essa Comissão.

Em congregações posteriores foram definidas as pessoas que seriam inquiridas como depoente, oitivas imprescindíveis para o desenvolvimento e conclusão dos trabalhos.

Foram ouvidas 13 (treze) pessoas em audiências públicas designadas para esse fim específico. Nesta oportunidade, é importante dizer que todos os depoentes foram devidamente notificados através de mandados de intimação. Registre-se, ademais, que todas as pessoas convocadas para prestar esclarecimentos e contribuir para o progresso das investigações tiveram garantidos todos os direitos constitucionais, preservando-se, ainda, a prerrogativa de não auto-incriminação, presença de advogado devidamente constituído, amplo acesso aos autos do processo de investigação, bem como o direito de vistas sobre todos os documentos recebidos pelos membros da Comissão.

Realizou-se a oitiva de vários servidores públicos, ex-servidores, ex-gestores, importante consignar que foram realizadas 14 (quatorze) reuniões da Comissão, sendo 4 (quatro) audiências públicas.

6.2. Pessoas Que Prestaram Depoimentos

Audiências Públicas realizadas no dia 11 de maio de 2011 – foram ouvidos:

Robson Antonio Pereira, Comandante da Guarda Municipal;

Antonio Liranço, Secretario Municipal de Agronegócio;

Álvaro José Stucchi, Secretario Municipal de Segurança;

Paulo Roberto Bini, Funcionário Público Municipal;

No dia 31 de maio de 2011 foram ouvidos:

Renato Bruneto Beltran, voluntário pela Associação Barbosa de karatê;

Antonio Seno Neto, Funcionário Público Municipal;

Renata Nogueira, Funcionária Público Municipal;

Regina Aparecida Biancolin, Diretora de Agronegócio;

No dia 22 de junho de 2011, sendo que no depoimento consta em 22 de maio de 2011 foram ouvidos:

Marco Aurélio Serizawa Iamanaka, Ex-Funcionário Público Municipal;

Frank Hiroshi Fujimoto, Funcionário Público Municipal Gerente de Tesouraria;

Francisco Carlos Galindo, Funcionário Público Municipal, Assessor de Planejamento;

Marcelo Parizati, Secretário Municipal de Finanças;

No dia 15 de agosto de 2011 foi ouvido:

Wilson Carlos Rodrigues Borini, Prefeito Municipal de Birigui;

Preliminarmente vale registrar novamente que todas as pessoas convocadas para prestar esclarecimento e contribuir com o progresso das investigações se fizeram presentes.
Repita-se que foi garantida a todos os convocados a observância de todos os direitos constitucionais, tais como a prerrogativa de não auto-incriminação, presença de advogado devidamente constituído e amplo acesso aos autos do processo de investigação, bem como de todos os documentos recebidos pelos membros da Comissão.

6.3. Documentação Reunida:

Anexo a este estão cópias de todos os documentos que deram fundamentação a este relatório.


7. DO TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO E DOS PONTOS ABORDADOS.


Conforme termo de compromisso para a ocupação precária da Praça Anna Nunes Garcia para a realização da 4ª Festa do Milho Verde, as instituições, Maria de Nazaré, Hospital Felício Luchini, Instituto de Promoção e Inclusão Social Abrigo Vó Tereza, Filhos da Luz, Seara espírita a Caminho do Mestre, Sociedade Allan Kardec de Estudos Espíritas, Comunidade Espírita Caminho da Luz, Associação Cultural de Birigui ACB, Centro Espírita Dr. Raul de Menezes, Josimar Barbosa dos Santos, Associação de Promoção e Assistência Comunitária, como concessionários para a realização da 4ª Festa do Milho Verde Municipal de 20 de julho de 2010, em sua cláusula II que responsabiliza no aspecto de mão de obra necessária para a prestação de serviços consistente na comercialização dos produtos consumidos no evento, e será retribuído com 1/12 da renda liquida arrecadada.
Ficando conforme cláusula III a cargo da concedente a mobilização dos agricultores locais para a produção e fornecimento dos alimentos a ser consumida, a locação da estrutura física, a sua vistoria e guarda.

De acordo com a documentação surgem os conselhos, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, composição que não foi informada a esta relatoria ficando sem parâmetro sobre o funcionamento e responsabilidade das mesmas, foi veiculado inclusive na imprensa falada e escrita que houve um desvio de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) dando origem ao requerimento nº 42/2011 para apurar as denuncias de possíveis irregularidades, no qual previa ouvir como testemunha o vereador José Firmino Grosso, sendo constituída a Comissão Especial de Inquérito através do Ato 7/2011 de 16 de fevereiro de 2011.


8. CONCLUSÕES:


Após análise da documentação apresentada em momento algum teve comprovação que os malotes enviados para serem guardados sob a responsabilidade da Guarda Municipal de Birigui, foram conferidos e comprovados os valores e que consta em um documento nas folhas 56 e 57 do processo sem assinatura e sem também que os valores seriam os neles anotados que constam no malote de 23/07/2010 houve uma diferença de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), no malote do dia 25/07/2010 uma diferença de R$ 9.000,00 (nove mil reais), em outro malote também do dia 25/07/2010 uma diferença de R$ 9.000,00 (nove mil reais) o que totaliza R$ 38, 000.00, trinta e oito mil reais.

Nas folhas 143, consta a existência de um DVD com gravação sobre o assunto em tela que foi citado pelo Secretario Municipal de Segurança Pública (Investigação informal feito pelo secretário e o prefeito no gabinete do executivo) que foi impossível efetuar a degravação pela má qualidade da mesma.

O material usado como lacre de segurança conforme os depoimentos confirmam a falta de qualidade que não permita sua inviolabilidade.

O lapso temporal entre os fatos supostamente ocorridos, ou seja, 23/07/2010 e as providências (Registro de B.O.) a partir de 19/10/2010, com segurança foi longo demais para algumas averiguações. Há de se ressaltar que o chefe do Executivo tomou conhecimento do fato (sumiço do dinheiro) no dia seguinte ou entre 1 a 3 dias conforme depoimentos de seus assessores de confiança (Vide folha 132 depoimento do Secretario de segurança Álvaro José Stucchi e depoimento do Secretário da Indústria, Comércio e Agronegócios senhor Antonio Liranço, folha 127).

Sobre os malotes: constam que alguns ficaram em poder de pessoas (assessores de confiança do chefe do executivo) até serem enviados a Guarda Municipal.

Esta comissão como já mencionado no inicio não tem poder judicante não podendo aplicar sansão.

CONCLUSÕES FINAIS:


Conclusão final que foi administrado de uma forma amadora, sem nenhum parâmetro de segurança, mesmo existindo uma conta para movimentação do dinheiro da festa tudo foi feito sem os cuidados necessários inclusive com retirada de dinheiro de malotes guardados na Secretaria de Municipal Segurança Pública e depositado em cofre na Secretária Municipal de Finanças com aval do senhor Marcelo Parizate Secretario Municipal de Finanças (conforme depoimento do senhor Frank Hiroshi Fugimoto, folha 183 e do próprio Secretário de Finanças, folha 186), sendo levantada uma situação envolvendo várias pessoas e Instituições não de forma desejada, assim os documentos analisados não foram suficientes para apurar os responsáveis pelo ocorrido. O fato (sumiço do dinheiro) a partir do momento em que foi levado ao conhecimento do Chefe do Executivo foi “sepultado em cova funda” pelo mesmo, impossibilitando que a autoridade policial/pericial pudesse fazer seu trabalho no calor do ocorrido, fato este que só veio à tona após denúncia anônima aos vereadores e requerimento de informações sobre a 4ª-festa do Milho do Vereador Cristiano Salmeirão protocolado em 18 de outubro de 2010 o que de pronto ocasionou o registro de um Boletim de Ocorrência oitenta e três dias após o executivo tomar conhecimento do ilícito já a determinação do executivo em formar uma Comissão Interna para investigar o fato, sumiço do dinheiro foi ainda mais tardia: Portaria 1414/2010 de 26 de outubro de 2010 , folha 35. Ressalta-se também que o valor em tese subtraído é equivalente ao que a prefeitura investiu na estrutura (vide folha 27 cláusula III) do evento 4ª festa do Milho (R$ 38.053,00 conforme folha 32) e que apesar de existir uma relação de pessoas que fizeram doações (R$ 5.282,65 conforme folha 29) em dinheiro para o evento o chefe do executivo se negou enviar relação de nomes e respectivos valores a CEI.


ANEXO – I


ENCAMINHAMENTOS:


Diante das investigações, esta Comissão Especial de Inquérito apresenta os seguintes encaminhamentos:

Ao Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Delegado Seccional de Polícia de Araçatuba, cópia desta investigação.

Vale lembrar que esta comissão não tem poder judicante para condenar ninguém ou tão pouco aplicar pena ou sanção a qualquer cidadão. Como o Estado Democrático de Direito prevê o equilíbrio de ações entre os poderes para a garantia da democracia e baseado nas conclusões verificadas, os autos deste inquérito legislativo devem ser encaminhados aos órgãos competentes para tomarem, as providências de complementação e adequação penal a que compete cada órgão acima descrito para averiguação das seguintes pessoas:


Secretário Municipal de Finanças: Marcelo Parizati

Secretário Municipal de Indústria Comércio e Agronegócios: Antônio Liranço

Secretário Municipal de Segurança Pública: Álvaro José Stuchi

Comandante da Guarda Municipal: Antônio Robson Pereira.

Servidor Público: Francisco Carlos Galindo

Servidor Público: Paulo Roberto Bini

Prefeito Municipal de Birigui: Wilson Carlos Rodrigues Borini.

É o Relatório.





Câmara Municipal de Birigui,





Aos 30 de Novembro de 2.011.

ALADIM JOSÉ MARTINS,
VEREADOR – PRESIDENTE C.E. I.

Read more...

sábado, 3 de dezembro de 2011

ALADIM INFORMA: FISCALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES 2012.




CUIDADO POLÍTICOS CORRUPTOS E ILÍCITOS: Grupo de jovens eleitores se propõe á fotografar gravar e denunciar qualquer abuso a lei eleitoral neste ano de 2012. Uso da máquina administrativa, entrevistas em rádios, autopromoção com dinheiro publico e muitas outras coisas erradas que acontecem durante muitos anos em Birigui Clientelismo, favorecimentos e populismo serão alvos fáceis de serem detectados. O grupo no momento possui 8 pessoas e munidos de máquinas fotográficas e de filmagens já estão colhendo matérias. Tudo será enviado ao Ministério Público promotor eleitoral. Se você deseja participar se manifeste aqui, vamos moralizar a política de Birigui. Grupo também vai postar aqui no FACE à situação de todos os políticos que almejam cargos em 2012 perante a justiça seja no âmbito civil ou criminal. Aguardem.

Read more...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PREFEITO DE BIRIGUI SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM CARRO OFICIAL. UMA SENHORA FOI SOCORRIDA PELO RESGATE.




ACIDENTE: O transito de Birigui é perigoso e todos sabem disso e nem as autoridades estão livres de se envolveram em acidentes. Não sabemos e não vamos divulgar aqui quem é ou deixa de ser culpado, mas acaba de acontecer um acidente entre um veículo AZERA e uma moto BIZ na Praça do Povo. Segundo populares (mais de 20) que nos ligaram o veiculo AZERA é o carro oficial do prefeito Borini. O resgate esteve no local e transportou a senhora que demonstrava sentir muitas dores. Esperamos que a polícia siga a risca a cartilha.

:

OBS: PREFEITO NÃO É DE RESPEITAR AS LEIS DE TRANSITO - VEJA A FOTO ONDE O MESMO ESTACIONOU. FAIXA AMARELA, ESQUINA E PONTO DE TÁXI. SE BEM QUE UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA.

Read more...

  © Blogger template Psi by Ourblogtemplates.com 2008

Voltar ao TOPO